Notí­cias gerais

Beneficiários do Bolsa Família devem fazer acompanhamento de saúde em RO e AC

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em Porto Velho (RO), têm até a próxima sexta-feira (30) deste mês para buscarem uma unidade básica de saúde (UBS) para o acompanhamento do estado nutricional e calendário vacinal. Já em Rio Branco (AC), o prazo vai até a próxima quarta-feira (28).

Na capital acriana, das 23 mil famílias atendidas pelo programa, 21 mil fazem parte do público-alvo e precisam fazer o acompanhamento. Segundo a prefeitura, 8 mil famílias compareceram a uma unidade de saúde até a última quarta-feira (22). Em Porto Velho, pouco mais de 21 mil famílias devem atualizar informações. De acordo com o município, 6,5 mil famílias procuraram atendimento até o último dia 20.

O acompanhamento vale para a pessoa responsável pelo recebimento do benefício e todos os dependentes. Para tanto, os beneficiários devem levar a caderneta de vacinação, o cartão do programa e o da gestante para acompanhamento e atualização de informações. A família que não fizer o acompanhamento, corre o risco de ter o benefício suspenso.

O repasse de recurso pelo Bolsa Família está vinculado ao cumprimento de compromissos nas áreas de saúde, assistência social e educação. Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério da Educação e o da Saúde, definem um calendário com os períodos de coleta e de registro das informações de acompanhamento das condicionantes nos sistemas da saúde e educação.

Os municípios realizam o acompanhamento, coletam os resultados da frequência escolar e do atendimento em saúde e registram nos sistemas nacionais. Na área da educação, o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários de 6 a 17 anos ocorre cinco vezes ao ano, bimestralmente. São excluídos os meses de dezembro e janeiro, época de férias escolares. Na área da saúde, o acompanhamento é semestral.

Ainda neste mês, o Ministério do Desenvolvimento Social repassará pouco mais de R$ 2 bilhões aos beneficiários do Bolsa Família. O valor médio do benefício é de R$ 180. O valor repassado varia de acordo com o número de integrantes da família, a idade de cada um e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

da Agência Brasil