Notí­cias gerais

Anistia Internacional promove ação global em defesa dos direitos humanos

A Anistia Internacional deu início nesta sexta-feira (9) à campanha Maratona: Escreva por Direitos. O intuito é enviar cartas e mensagens para influenciar líderes mundiais a protegerem indivíduos ou comunidades cujos direitos humanos têm sido violados. A iniciativa marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, lembrado amanhã (10), e segue até o final de janeiro de 2017.

A ideia da campanha, que ocorre todo ano, é mobilizar a sociedade em uma grande ação de solidariedade, disse a assessora de Ativismo e Mobilização da Anistia Internacional Brasil, Jandira Queiroz. “A gente escreve cartas para autoridades e tomadores de decisão, desde um superintendente de polícia local de uma cidade no interior da Nigéria, até o presidente [Barack] Obama [dos Estados Unidos]”, explicou.

Além das cartas, são redigidos e-mails e mensagens via Twitter ou Facebook para pressionar essas autoridades a promover mudanças específicas em caso de violações de direitos humanos.

“Os casos que a gente trabalha envolvem indivíduos ou comunidades que estão em situação de violação de direitos humanos que podem ser revertidas logo. A gente identifica aquelas situações muito urgentes ou que estão em momento propício para que uma mobilização gere resultado e mobiliza toda a nossa base, no mundo inteiro, para participar da campanha”, disse Jandira.

Este ano, em todo o mundo, 12 casos escolhidos pelo secretariado internacional da ONG serão abordados.

da Agência Brasil