Noticias pelos estados

Ação de Cidadania leva 48 serviços à comunidade de Campo Grande

Um sábado com quase 50 serviços disponibilizados para a comunidade de Campo Grande, no Recife, com atenção especial para o público feminino, nesta semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) levou para a Escola Estadual Dom Carlos Coelho a “Ação de Cidadania”, um mutirão de serviços coordenado pelo Programa Governo Presente, em parceria com a Prefeitura do Recife e parceiros privados.

Apenas na manhã deste sábado (10), foram realizadas 75 mamografias e o preventivo (Papanicolau, nome científico), principal exame ginecológico para detecção de alterações nas células do colo do útero e identificação do HPV. Os resultados saem em 20 dias e serão entregues no Posto de Saúde da Família (PSF) da Ilha do Joaneiro, em campo Grande.

“A cada semana esta ação ganha mais força, com mais serviços sendo disponibilizados para facilitar a vida do cidadão”, afirmou o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, que acompanhou o governador Paulo Câmara durante a visita à escola. Secretários de outras pastas também estiveram presentes.

De acordo com o secretário Cloves Benevides, foram disponibilizados, gratuitamente, 48 serviços, com a participação direta da SDSCJ e outras 11 secretarias estaduais, mais a Prefeitura do Recife. A Ação de Cidadania é um trabalho de garantia de direitos e prevenção social da violência.

“Esse é um esforço grande que o Governo do Estado faz para levar assistência e mais serviços a todos os pernambucanos”, disse o governador Paulo Câmara, ressaltando a satisfação com o trabalho de articulação realizado pela SDSCJ. “Estou satisfeito porque estamos buscando facilitar cada vez mais a vida do cidadão”, concluiu.

Serviços – Das 8h às 12h deste sábado (10), quem foi até a Escola Estadual Dom Carlos Coelho pôde solicitar a emissão das carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF, segunda via das certidões de nascimentos, casamento e óbito; conhecer os serviços oferecidos pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), receber orientações da Ouvidoria da SDSCJ e fazer reclamações no Procon-PE.

Foram disponibilizados, ainda, serviços de saúde, como escovação e higiene bucal; testes de HIV e Aids, glicemia, aferição de pressão arterial, mamografia e preventivo (Papanicolau). Também ocorreram orientações sobre empregabilidade, capacitação profissional e divulgação de mais de uma dezena de programas e serviços oferecidos pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife.

Na Escola Municipal Santa Cecília, também em Campo Grande, a comunidade pôde levar cães e gatos para vacinação e consultas veterinárias. No próximo sábado (17), a Ação de Cidadania acontecerá na Escola Estadual Apolônio Sales, no Ibura.

da Ascom/SDSCJ