Noticias pelos estados

Aberta Semana Estadual de Direitos Humanos

Com o objetivo de dar visibilidade às políticas públicas estabelecidas para a inclusão social e para o enfrentamento de todas as formas de violência e de discriminação foi aberta nesta segunda-feira (11) a Semana Estadual dos Direitos Humanos. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, lançou um “banner” e um “folder” de apresentação do setor,  e um glossário de temas politicamente corretos na área de DH. Outra iniciativa apresentada pelo DDHC/SDSTJDH, é um “Gif” com fotos de servidores públicos e agentes de direitos humanos com a frase –Eu respeito – seguida de expressões ligadas a categorias sociais geralmente discriminadas ou em vulnerabilidade.

A secretária Maria Helena Sartori elogiou as iniciativas especialmente o uso da palavra –respeito- que deve ser observada por todos. Ao ilustrar a sua fala a secretária lembrou da frase que ouviu de um menino em atendimento socioeducativo da Fase: “Eu aprendi que se eu respeitar os outros os outros vão me respeitar” disse o garoto.

A diretora do DDHC/SDSTJDH, Maria da Graça Paiva, apresentou o departamento e seus coordenadores e estagiários e disse que o glossário lançado utiliza termos já curados em conferências e tem caráter educativo. Sobre os “Gifs” a diretora ressaltou a importância do respeito às mulheres, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, afro-descendentes, às religiões e a comunidade LGBT, entre outros.

equipe DDHC
Secretária Maria Helena, diretor Darci Lauermann e equipe do DDHC

A solenidade de abertura da Semana Estadual dos Direitos Humanos ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari e reuniu agentes públicos de direitos humanos de diferentes órgãos públicos. A vereadora Nádia Gherard também esteve presente.

 

da Ascom/SDSTJDH