15 de Maio dia da/o Assistente Social

15 maio

Assistentes Sociais contribuíram historicamente na construção do Sistema Único de Assistência Social no Brasil, desde a concepção do direito, sua constitucionalização, regulamentação da Lei n. 8742/93 (Loas), até na implementação das funções de gestão, no atendimento prestado direto à população mais vulnerável, por meio de serviços, programas, projetos e benefícios.

São diversos os espaços de atuação profissional, mas esta política possui uma inserção significativa de Assistentes Sociais, que exercem atribuições e competências nas três esferas de governo e no Distrito Federal, no âmbito da gestão e da prestação direta de serviços em equipamentos públicos, entidades, em territórios mais vulneráveis.

Em tempos de pandemia Assistentes Sociais se colocam como profissionais que, assim como a política de Assistência Social, são indispensáveis e essenciais, para a garantia, especialmente, de renda, sobrevivência e segurança de acolhida a quem desta política precisar. Na linha de frente de combate à Covid-19, assistentes sociais, juntamente com demais trabalhadores sociais, revelam seu compromisso ético no atendimento da população em situação de emergência e calamidade.

“Eu, como assistente social, professora na área, gestora no estado do Mato Grosso do Sul, tenho muito orgulho desta profissão. Uma profissão incansável na defesa dos direitos, de serviços sociais qualificados, de políticas públicas amplas, construídas com participação social, para atender a população mais vulnerável em todo o país. Uma profissão que atua em defesa da vida” afirmou Elisa Cleia Nobre, presidente do Fonseas.

 

O Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social – FONSEAS parabeniza as e os assistentes sociais de todo o Brasil pelo seu dia! Queremos também expressar nossa solidariedade às famílias das assistentes sociais que tiveram suas vidas interrompidas pela Covid-19, por estarem na linha de frente, no compromisso com a população mais vulnerável.

 


Valorize e respeite está profissão que atua na linha de frente, defendendo direitos, viabilizando proteção social.

 

 

 

Fontes das imagens coletadas que foram aplicadas ao fundo da arte: https://drive.google.com/file/d/1j7Du6Dkc3jfzEAAj_wg20O8Dux_BWdcJ/view?usp=sharing

Comentários no Facebook