Noticias pelos estados

145 unidades do CRAS prestam atendimento à população no ES

O cidadão em situação de risco social encontra por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) o atendimento para garantir seus direitos. Principal unidade de atendimento da política de Assistência Social, o CRAS é a porta de entrada para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade por profissionais como assistentes sociais e psicólogos.

O Governo é responsável – por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) – pelo cofinanciamento de 145 unidades distribuídas em todos os 78 municípios capixabas.

O secretário da Setades, Carlos Casteglione, lembra que o Espírito Santo foi um dos primeiros estados do país a consolidar um CRAS por município, e a importância desse serviço para a população.

“As equipes dos CRAS acompanham pessoas em situação de vulnerabilidade ajudando-as a desenvolverem potencialidades, e a fortalecer vínculos com sua família e comunidade. Isso se constrói por meio de ações e programas que garantem inclusão, benefícios e oportunidades. Temos orgulho da rede de assistência social que o Governo do Estado ajudou a fortalecer, e de ver como esse trabalho efetivamente contribui no resgate aos direitos e valorização das famílias”, reforçou Casteglione.

Campanha

Para divulgar a rede e os serviços dos Centros de Referência da Assistência Social, o Governo do Estado está promovendo uma campanha institucional sobre as unidades de atendimento. As peças que serão veiculadas trazem o relato de uma cidadã sobre o acompanhamento que recebeu da equipe de um CRAS pelo período de um ano. As gravações contaram com a presença da própria equipe que a atendeu, e o depoimento demonstra o resultado do trabalho desenvolvido.

O objetivo da campanha é informar sobre as atividades dos Centros, que buscam fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Confira abaixo o vídeo:

 

Atendimento

Os serviços do CRAS destinam-se, em especial, à população em situação de vulnerabilidade decorrente de vínculos familiares fragilizados, pobreza, ausência de renda, dentre outros. Para buscar atendimento, é necessário comparecer à unidade de sua região portando documentos pessoais. É possível verificar o endereço de cada um dos 145 Centros em funcionamento no Espírito Santo clicando aqui.

Ascom/Setades